pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Saúde poupa 27 milhões com revisão dos preços das análises clínicas

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) acordou com as associações do sector das análises clínicas uma revisão dos preços de tabela que baixará a despesa do Serviço Nacional de Saúde com estes exames em 12,5% face a 2010.

04 de Outubro de 2011 às 20:13

A ACSS informa que a nova tabela revista e actualizada de exames convencionados de análises clínicas entrará em vigor já a 6 de Outubro. “Esta revisão de exames possibilita uma melhor oferta de serviços aos cidadãos, reforçando a qualidade da rede de cuidados de saúde primários e o carácter instrumental do setor convencionado da saúde para o SNS”, lê-se no comunicado enviado às redacções.

O sector convencionado da saúde assume uma parcela com “impacto significativo” no total das despesas em saúde. No ano passado representou um encargo superior a 700 milhões de euros, sendo que a área das análises clínicas – assegurada por mais de 1.300 operadores – foi responsável por um terço (219 milhões) da despesa total.

A revisão dos preços de tabela para as análises clínicas soma-se às revisões já anunciadas em Setembro relativas às áreas de Diálise e de Radiologia, que visaram também poupanças para o Serviço Nacional de Saúde.

No comunicado, a ACSS informa ainda que acertou a monitorização destas medidas com a Associação Portuguesa de Análises Clínicas, a Associação Portuguesa de Médicos Patologistas e a Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos.

Além disso ficou acordado o desenvolvimento dos "mecanismos necessários para cumprir a redução da despesa com o sector em, pelo menos, 10% até ao final de 2011 e 10% adicionais, até ao final de 2012”, tal como prevê o acordo com a troika.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio