Exames do 9.º ano: 80% das escolas chumbam a Matemática
A média desceu de 2,87 em 2017 para 2,61 (numa escala de 0 a 5) no ano passado, segundo uma análise feita pela Agência Lusa a dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.
PUB
Das 1.254 escolas que levaram alunos internos a exame, apenas 249 conseguiram que a média dos resultados dos seus estudantes fosse positiva.
PUB
As restantes 1.005 escolas (80,1%) chumbaram a Matemática.
PUB
Numa tabela elaborada pela Lusa tendo em conta a média das notas dos alunos, os melhores resultados são de escolas privadas.
Os colégios sucedem-se numa listagem apenas descontinuada pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, que ocupa o 17.º lugar, e depois pela Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que surge em 36.º posição.
PUB
Este ano, a liderar a tabela voltam a surgir o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, o Colégio dos Plátanos, em Sintra, e o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.
PUB
Os 4.º e 5.º lugares são ocupados pelos colégios Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e o EFANOR, em Matosinhos.
Observando os resultados obtidos por rapazes e raparigas, elas voltam a destacar-se, apesar de a média ser negativa: as raparigas tiveram uma média de 2,68 e os rapazes de 2,54.
PUB
Também nas notas relativas ao trabalho realizado ao longo do ano na escola e avaliado pelos seus professores, as raparigas apresentam uma média de 3,19 valores a Matemática enquanto os rapazes apresentam uma média de 3,03 valores.
PUB
No geral, as raparigas continuam a ter melhores resultados tanto a Matemática como a Português: elas tiveram uma média de 3,09 nos dois exames, enquanto eles tiveram 2,91 valores.
Saber mais sobre...
Saber mais Colégio D. Diogo de Sousa Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Ministério da Educação Póvoa de Varzim Escola Secundária Eça de Queirós Matemática Nossa Senhora da Conceição Braga Colégio Nossa Senhora do Rosário Porto Colégio dos Plátanos Sintra Guimarães Português educação escolasMais lidas
O Negócios recomenda