Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cinco universidades portuguesas voltam a estar entre as 500 melhores do mundo

O ranking de Xangai coloca cinco universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo. Nenhuma muda de posição face ao ranking do ano passado e a Universidade de Lisboa continua a ser a mais bem classificada, diz o Público.

Bruno Simão/Negócios
Negócios jng@negocios.pt 15 de Agosto de 2017 às 10:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A Universidade de Lisboa continua a ser a instituição de ensino superior mais bem classificada na mais antiga listagem mundial de universidades, o ranking de Xangai. De acordo com os resultados divulgados esta terça-feira, e noticiados pelo Público, as universidades portuguesas mantêm a classificação face ao ranking do ano passado, com a universidade lisboeta a classificar-se entre as posições 151 e 200 e a Universidade do Porto a ficar entre os lugares 301 e 400.

 

A lista, elaborada desde 2003, apenas indica a posição individual de cada universidade classificada nos 100 primeiros lugares. Daí para baixo, divulga só a classificação em grandes intervalos. À semelhança do ano passado, a Universidade de Lisboa é a que obtém melhor classificação em Portugal, seguida da Universidade do Porto.

 

As outras três universidades portuguesas – Aveiro, Coimbra e Minho – são colocadas entre a posição 401 e 500, não sendo possível perceber qual delas surge mais bem classificada. Este ano, é ainda divulgado o conjunto de 300 universidades que não conseguiu entrar nos primeiros 500 lugares. No primeiro grande intervalo – entre os lugares 501 e 600 – surge a Universidade Nova de Lisboa.

 

São contabilizados os antigos alunos ou professores que ganharam prémios Nobel ou outros prémios importantes (nesse particular, só a Universidade de Lisboa é que é brindada com oito pontos, devido ao Nobel da Medicina de Egas Moniz), bem como as publicações científicas ou o número de citações. Nas publicações especializadas indexadas, Lisboa é a universidade mais bem cotada e a do Minho a pior.

 

A lista é liderada, outra vez, pela universidade americana de Harvard. Já é assim há 15 anos. Stanford, igualmente nos EUA, mantém-se na segunda posição, e este ano, a universidade de Cambridge, no Reino Unido, conquista o terceiro lugar, ultrapassando Berkeley (que cai para o quinto lugar) e o MIT (ambas nos EUA). A ETH, em Zurique, é, na 19.ª posição, a primeira universidade localizada na Europa continental a surgir no ranking.

 

O ranking é elaborado através de entrevistas a 1.500 reitores e directores de faculdades e departamentos das 100 melhores universidades do mundo.

Ver comentários
Saber mais Universidades Ranking de Xangai Universidade de Lisboa Universidade do Porto Universidade de Aveiro Universidade de Coimbra Universidade do Minho Ensino Superior
Mais lidas
Outras Notícias