Mais de 30% dos desempregados colocados pelo IEFP são estrangeiros
No ano passado, mais de 31% dos desempregados colocados pelos centros de emprego do IEFP eram estrangeiros, mostram os dados revelados pelo jornal Público.
Por setores, nas atividades imobiliárias e administrativas, quase metade – 49,6% - dos desempregados colocados eram estrangeiros, a maioria brasileiros ou pessoas vindas de outros países de língua oficial portuguesa (PALOP).
PUB
Na agricultura, 40,3% dos desempregados integrados nas explorações e nas empresas no setor também eram imigrantes, embora aqui predominem pessoas vindas de países fora da Europa.
No alojamento e restauração, os estrangeiros representavam 34,4% das colocações, com destaque para os trabalhadores oriundos do Brasil e de outros PALOP.
De acordo com o diário, os números refletem o forte aumento do número de estrangeiros a residir em Portugal, mas também que há empresas cada vez mais dependentes dos imigrantes para responder à escassez de mão-de-obra.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresa Desemprego Imigração Instituto do Emprego e Formação Profissional Brasil Europa PortugalNão matem o mensageiro
E exposições com fotos do Irão?
Mais lidas
O Negócios recomenda