pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Desemprego em Portugal estabiliza nos 14% em Agosto

As estimativas do Eurostat mostram que é a quinta taxa mais elevada nos 28 países considerados. Em termos mensais a taxa estabilizou em 14%. Já, em termos homólogos, Portugal foi o segundo país com uma queda da taxa mais pronunciada na União Europeia.

famílias pessoas consumidores crianças
famílias pessoas consumidores crianças Bruno Simão/Negócios
30 de Setembro de 2014 às 10:17

A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 14% em Agosto, idêntica à que foi registado no mês anterior, revelam as estimativas do Eurostat, divulgadas esta terça-feira, 30 de Setembro.

Face a período homólogo, Portugal foi o segundo país onde a taxa de desemprego mais recuou, já que há um ano estava nos 16,1%. Nessa altura o Eurostat registava 836 mil desempregados, enquanto agora contabiliza 725 mil.

Ainda assim, o país continua a ser o quinto com a taxa de desemprego mais elevada, numa lista que é liderada pela Grécia (27% em Junho) e por Espanha (24,4%).

A mesma posição relativa é ocupada no caso da taxa de desemprego jovem, relativa aos que têm menos de 25 anos. O Eurostat dá conta de 124 mil jovens desempregados em Portugal, numma taxa de 35,6%, que recuou um ponto e meio ao longo do último ano. 

As estimativas do Eurostat têm por base os dados divulgados pelos centros de emprego e as projecções possíveis a partir da taxa do INE.

Desemprego cai em 22 países 

Na zona Euro, a taxa de desemprego ajustada de factores sazonais foi de 11,5% em Agosto, o que também representa uma estagnação face ao mês anterior e um recuo face a período homólogo.

Já a União Europeia atingiu no seu conjunto uma taxa de 10,1%, a mais baixa desde Fevereiro de 2012.

A taxa de desemprego caiu em vinte e dois Estados-membros, aumentou em quatro e estabilizou em dois países.

A Áustria (4,7%) e a Alemanha (4,9%) apresentam as taxas de desemprego mais baixas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio