Alemanha vai reduzir IVA sobre o gás para os 7%

Chanceler alemão anunciou esta quinta-feira uma redução da taxa sobre o gás. Decisão surge pare tentar colmatar o peso de medidas esta semana anunciadas na fatura dos consumidores.
CLEMENS BILAN
Sílvia Abreu 18 de Agosto de 2022 às 13:14

A Alemanha vai reduzir o valor do IVA aplicado ao gás natural numa tentativa de aliviar a pressão sobre as famílias e as empresas. A decisão, esta quinta-feira anunciada pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, aos jornalistas em Berlim, surge depois de o país ter anunciado que os consumidores terão de pagar um valor de 2,419 cêntimos por quilowatt/hora adicional a partir de outubro, o que se traduzirá num aumento em centenas de euros para as famílias e empresas.

Com esta redução do IVA agora anunciado, o imposto vai passar de 19% para 7%.

PUB

A medida, de caráter temporário, entra em vigor a partir de outubro e irá permanecer até março de 2024, ou seja, enquanto a taxa adicional se aplicar. Na altura, o governante explicou que este valor adicional surge como uma "consequência da guerra ilegal de Putin contra a Ucrânia" e da escassez artificial de energia causada pela Rússia.

Scholz disse ainda esperar que a redução do IVA sobre o gás se reflita por completo nos consumidores. "Com este passo, estamos a reduzir a pressão sobre os consumidores. Esta redução do IVA será aplicável enquanto for cobrada a taxa sobre o gás", assegurou.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha Berlim Olaf Scholz IVA consumo
Pub
Pub
Pub