FMI aprova 17,5 mil milhões de dólares para a Ucrânia
O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou esta quarta-feira, 11 de Março, um financiamento de 17,5 mil milhões de dólares (cerca de 15,5 mil milhões de euros) à Ucrânia a troco de um profundo programa de reformas económicas.
PUB
No comunicado do Fundo Monetário Internacional (FMI), enviado às redacções, Christine Lagarde refere que "este novo acordo de quatro anos vai apoiar a estabilização económica imediata da Ucrânia, bem como vai ajudar a estabelecer reformas políticas arrojadas que visam restaurar um crescimento robusto a médio prazo e melhorar o padrão de vida da população da Ucrânia".
PUB
"É um programa ambicioso, é um programa difícil e não é livre de riscos. Mas é também um programa realista e se for efectivamente implementado pode representar um ponto de viragem para a Ucrânia", acrescenta.
PUB
O último ano na Ucrânia tem sido marcado por enormes dificuldades. Todavia, "e apesar do ambiente desafiante, as autoridades ucranianas mostraram claramente o seu compromisso para com reformas ambiciosas em várias frentes importantes". Um desses exemplos é a "manutenção de uma forte disciplina orçamental".
PUB
"O Governo [de Kiev] está comprometido com as medidas do novo programa – que incluem aumentos consideráveis das tarifas energéticas; restruturação da banca; reformas no modelo de governação das empresas públicas" para combater a corrupção no país,
A economia ucraniana encolheu 7,5% no ano passado.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda