May sobre negociações do Brexit: "Estamos no fim do jogo"
Com a data oficial do "divórcio" entre o Reino Unido e a União Europeia a aproximar-se, a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou que "as negociações para a saída estão agora no fim do jogo".
PUB
"Estamos a trabalhar de forma extremamente árdua, inclusivamente durante a noite", garantiu Theresa May. Apesar dos esforços, a alíder do Executivo considera que tem sido um "processo imensamente difícil" e confessa que os assuntos pendentes são ainda "significativos".
Quarta-feira é a data limite para chegar a um consenso de forma a ter o documento preparado a assinar na cimeira da União Europeia que se realiza ainda este mês, uma meta desejada por ambas as partes mas que muitos duvidam que seja cumprida.
PUB
Para além das barreiras existentes nas negociações entre May e a UE, há ainda outra frente que pode travar o avanço do acordo: os ministros do Reino Unido. A primeira-ministra britânica tem sido alvo de grandes pressões em Londres. O caso mais recente foi o do próprio ministro dos transportes, Jo Johnson, que abandonou o cargo como forma de mostrar o seu desacordo em relação à proposta de Theresa May para o "divórcio" com a União Europeia. A discórdia é tal que Johnson afirma que irá debater-se por um segundo referendo sobre o Brexit.
Saber mais sobre...
Saber mais União Europeia Reino Unido ministro Theresa May chefe de Estado Londres EU Jo Johnson Brexit questões sociaisQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda