Governo está a identificar empregos e a facilitar atribuição de NIF para ucranianos
Portugal está a criar uma bolsa de oportunidade de emprego para ucranianos que deixem o país e vai facilitar a atribução imediata dos números fiscais e de Segurança Social a estes cidadãos. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, depois de ter participado, via videoconferência, numa reunião da NATO. "Foram emitidas instruções na embaixada da Ucrânia e nas dos países limítrofes para a emissão de visto imediato", para que os ucranianos que deixem o país possam vir para Portugal, disse António Costa. Além disso, acrescentou, os ministérios das Finanças, do Trabalho e da Economia estão "numa ação ativa de identificação de oportunidades de trabalho" para estes cidadãos, bem como a trabalhar para atribuir de "forma imediata" os números de identificação fiscal (NIF) e de Segurança Social para que a "alteração de residência possa ter plano efeito".
PUB
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, depois de ter participado, via videoconferência, numa reunião da NATO.
"Foram emitidas instruções na embaixada da Ucrânia e nas dos países limítrofes para a emissão de visto imediato", para que os ucranianos que deixem o país possam vir para Portugal, disse António Costa.
Além disso, acrescentou, os ministérios das Finanças, do Trabalho e da Economia estão "numa ação ativa de identificação de oportunidades de trabalho" para estes cidadãos, bem como a trabalhar para atribuir de "forma imediata" os números de identificação fiscal (NIF) e de Segurança Social para que a "alteração de residência possa ter plano efeito".
PUB
Portugal tem reafirmado a total disponibilidade para acolher ucranianos que deixem o país devido à guerra.
Saber mais sobre...
Saber mais NIF Portugal Segurança Social António Costa economia negócios e finanças política orçamento do estado e impostos partidos e movimentos Ucrânia Rússia guerra emprego vistosMais lidas
O Negócios recomenda