Inspetores da AIEA visitam esta semana central de Zaporíjia
Uma equipa de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) está a caminho da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia. A informação foi avançada esta segunda-feira no Twitter por Rafael Grossi, diretor da agência, que liderará a expedição.
PUB
"O dia chegou. A missão de apoio e assistência a Zaporíjia está a caminho. Temos de proteger a segurança da Ucrânia e da maior central nuclear da Europa. Estou orgulhoso de liderar esta missão que estará em Zaporíjia esta semana", indicou o responsável.
PUB
The day has come, @IAEAorg's Support and Assistance Mission to #Zaporizhzhya (ISAMZ) is now on its way. We must protect the safety and security of #Ukraine’s and Europe’s biggest nuclear facility. Proud to lead this mission which will be in #ZNPP later this week. pic.twitter.com/tyVY7l4SrM
Apesar de alguns danos reportados nas infraestruturas e de quebras de energia terem sido reportadas, o mais recente relatório da AIEA indica que todos os sistemas de segurança se mantêm operacionais e que os níveis de radioatividade estão normais.
PUB
A missão da AIEA surge depois de na quarta-feira passada, Rafael Grossi ter estado reunido em Istambul com altos funcionários russos para discutir uma possível inspeção na central nuclear ucraniana de Zaporíjia.
Saber mais sobre...
Saber mais Rafael Grossi Agência Internacional de Energia Atómica AIEA Zaporíjia Ucrânia política energia organizações internacionais política nuclear economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda