Putin quer Donetsk e Luhansk para pôr fim à guerra
Presidente russo fez esta exigência no decurso do encontro que manteve no Alasca com Donald Trump.
- 7
- ...
Vladimir Putin exige que a Ucrânia se retire das regiões de Donetsk e Luhansk como condição para pôr fim à guerra. Esta posição foi transmitida pelo Presidente russo ao seu homólogo norte-americano, durante a reunião que mantiveram no Alasca, adianta o Financial Times que sustenta a informação baseando-se em quatro pessoas com conhecimento direto das conversações que ocorreram na passada sexta-feira.
Em troca de Donetsk e Luhansk, adianta o Financial Times, Putin afirmou que congelaria a linha da frente nas regiões do sul de Kherson e Zaporíjia, onde as suas forças ocupam vastas extensões de território, e não lançaria novos ataques para conquistar mais território.
Fontes próximas de Zelensky, citadas pelo FT, garantiram que o Presidente ucraniano não aceitará entregar Donetsk, mas que estaria aberto a discutir a questão territorial com Trump em Washington, onde ambos deverão reunir-se na segunda-feira.
Zelensky, afirmou no sábado que a recusa da Rússia em concordar com um cessar-fogo antes de iniciar as negociações de um acordo de paz dificulta a situação.
“Vemos que a Rússia rejeita os inúmeros apelos para um cessar-fogo e ainda não determinou quando vai pôr fim à matança. Isso complica a situação”, declarou Zelensky numa publicação na rede social X.
O Presidente ucraniano sublinhou que se a Rússia não tem “vontade de executar uma simples ordem para parar os ataques, pode ser muito difícil conseguir que tenha vontade de implementar algo muito maior, uma coexistência pacífica com o seu vizinho durante décadas”.
No entanto, Zelensky garantiu que, juntamente com os seus aliados, a Ucrânia está a trabalhar em prol da paz e da segurança.
Mais lidas