Rússia confirma Steve Witkoff em Moscovo na próxima semana para negociações de paz
Aquele que é um dos principais negociadores de Donald Trump – e que teve grande influência no acordo de cessar-fogo em Gaza – vai reunir-se com os responsáveis russos no sentido de conseguir um acordo de paz na Ucrânia.
- 6
- ...
As autoridades russas confirmaram esta quarta-feira que foi alcançado um acordo preliminar para que o enviado especial dos Estados Unidos Steve Witkoff visite Moscovo na próxima semana, para discutir um plano de paz para a Ucrânia.
Yuri Ushakov, conselheiro do Presidente russo, Vladimir Putin, indicou que foi alcançado um acordo para esta visita, segundo declarações que realizou para a televisão estatal russa.
O conselheiro russo especificou ainda que Witkoff fará parte de uma delegação enviada à Rússia pelo Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump.
No entanto, afirmou que qualquer fuga do conteúdo das conversações com Witkoff seria uma tentativa de "minar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos".
Na terça-feira, Trump anunciou que os seus dois enviados para as conversações de paz na Ucrânia iriam reunir-se simultaneamente com representantes russos e ucranianos para pressionar ambas as partes a aceitar o acordo proposto por Washington.
O Presidente norte-americano afirmou que "espera reunir-se em breve" com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o seu homólogo russo, embora tenha confirmado que só o fará "quando o acordo para terminar a guerra estivesse finalizado ou nas suas fases finais".
Trump indicou ainda que a sua equipa "fez progressos consideráveis para o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia", reiterando que o conflito "nunca teria começado" se estivesse na Casa Branca.
Mais lidas