Trump e Vladimir Putin vão discutir futuro da guerra na Ucrânia esta quinta-feira
A chamada entre os dois líderes políticos acontece na véspera de Volodymyr Zelensky visitar a Casa Branca.
- 9
- ...
O Presidente dos EUA, Donald Trump, vai falar esta quinta-feira com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin. A chamada entre os dois líderes políticos acontece na véspera de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ser recebido por Trump na Casa Branca.
A informação da chamada entre Trump e Putin, para discutir o futuro da guerra na Ucrânia, foi avançada pela publicação Axios e entretanto confirmada por um representante da Casa Branca, segundo a agência de notícias financeiras Bloomberg.
A reunião entre os EUA e a Rússia acontece numa fase na qual os norte-americanos estão a considerar o envio de mísseis de longo alcance – mais especificamente mísseis Tomahawk – para a Ucrânia.
Com um alcance de 2500 quilómetros, os mísseis Tomahawk permitiram à Ucrânia atacar diferentes partes do território russo e não apenas os que estão junto à fronteira. O fornecimento desta tipologia de material militar poderia ter impacto no desenrolar do conflito em curso.
Já nesta quarta-feira, vários países europeus – incluindo Portugal – comprometeram-se a comprar mais armamento americano para entregar à NATO, que por sua vez vai enviá-lo para a Ucrânia.
Na segunda-feira, quando Donald Trump visitou Israel a propósito do acordo de cessar-fogo em Gaza, já tinha dito que a sua próxima grande prioridade seria terminar com a guerra em curso na Ucrânia desde fevereiro de 2022. "Vamos focar-nos na Rússia", atirou o líder americano nesse dia.
De recordar que Donald Trump e Vladimir Putin já tiveram, em agosto, conversações tendo em vista o fim da guerra na Ucrânia. Na altura, nenhum acordo foi alcançado, com os russos a exigirem ficar com cerca de um quarto do território ucraniano e que a Ucrânia fique impedida de entrar na NATO.
Mais lidas