Brexit: Johnson e von der Leyen vão tentar quebrar impasse este sábado
O primeiro-ministro britânico e a presidente da Comissão Europeia vão falar este sábado numa tentativa de última hora para fechar um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, avança a Bloomberg.
PUB
A conversa entre Boris Johnson e Ursula von der Leyen visa quebrar o impasse que levaram os responsáveis pela negociação pelo lado de Bruxelas, Michel Barnier, e de Londres, David Frost, a anunciarem que o processo se encontra "em pausa".
"Após uma semana de intensas negociações em Londres, juntamente com David Frost, concordámos hoje que as condições para um acordo não foram atingidas devido a divergências significativas no "level playing field", "governance" e pescas", escreveu Barnier no Twitter.
PUB
"Acordámos suspender as conversações para informar os nossos líderes do atual estado das negociações. A presidente Von der Leyen e o primeiro-ministro Johnson irão discutir a situação amanhã [sábado] à tarde", acrescentou.
We agreed to pause the talks in order to brief our Principals on the state of play of the negotiations. President @vonderleyen and Prime Minister Johnson will discuss the state of play tomorrow afternoon.
PUB
Além da questão do acesso das frotas pesqueiras dos Estados-membros às águas britânicas, as divergências incidem sobre a criação de um mecanismo destinado a garantir que nenhum dos lados adquira vantagens competitivas através da adoção futura de medidas desregulatórias ("level playing field") e a forma de aplicação do acordo que seja alcançado.
O Reino Unido saiu da UE em 31 de janeiro e beneficia de um período de transição que mantém o acesso ao mercado único e união aduaneira do bloco europeu até o final deste ano.
Caso não consigam negociar um pacto bilateral, a partir de 01 de janeiro de 2021, o Reino Unido e a UE passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas menos vantajosas da Organização Mundial do Comércio.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Brexit Michel Barnier Boris Johnson ursula von der Leyen David Frost UEMais lidas
O Negócios recomenda