Bruxelas alerta para “desequilíbrios excessivos” em Espanha e Eslovénia

A Comissão Europeia conclui que as economias de Espanha e Eslovénia revelam “excessivos desequilíbrios macroeconómicos”, demonstrando-se “pronta” para ajudar os dois países. Bruxelas vai avaliar em Maio se as políticas implementadas por estes países está “adequada aos desafios”.

Clique para ver

Sara Antunes 10 de Abril de 2013 às 12:30

A Comissão Europeia divulgou esta quarta-feira um relatório onde analisa as economias europeias, excluindo as que estão sob programas de resgate, e conclui que as economias espanhola e eslovena estão a demonstrar “desequilíbrios excessivos”.

PUB

 

“A análise da Comissão conclui que na Eslovénia, apesar de estar numa posição gerível, os desequilíbrios macroeconómicos excessivos estão a aumentar rapidamente”, lê-se no relatório publicado no site da Comissão (inglês).

PUB

 

“A Eslovénia deve prosseguir rapidamente e de forma decidida em completar as reformas já iniciadas e incluir medidas abrangentes e detalhadas” no próximo programa de reforma e estabilidade da economia, “de forma a suspender e a inverter esta tendência” de aumento dos desequilíbrios, acrescenta a mesma fonte.

PUB

 

Outro alerta deixado no relatório direcciona-se para Espanha. A Comissão “concluiu que, apesar do progresso significativo em 2012, Espanha continua a ter desequilíbrios macroeconómicos excessivos.”

 

PUB

Espanha deve manter uma política de reformas que inclua “medidas abrangentes e detalhadas”, no próximo programa que será desenhado pelo país.

 

Bruxelas deixa a garantia de que “está pronta a cooperar de forma próxima e rápida com estes dois Estados-membros na preparação de respostas, no cumprimento pleno dos processos nacionais e com o envolvimento apropriado” dos agentes nacionais.

PUB

 

A Comissão adianta que os pacotes de medidas “vão ser analisados em Maio” de forma a “determinar se estão adequados aos desafios” que se avizinham. E será com base na conclusão desta avaliação que a “Comissão vai considerar se são necessárias mais medidas” para reequilibrar as economias em questão.

 

PUB

Apesar de a Comissão só verificar “desequilíbrios excessivos” nestas duas economias, alerta para “desequilíbrios” em mais 11 Estados-membros. São eles: Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Itália, Hungria, Malta, Holanda, Finlândia, Suécia e Reino Unido. 

 

A Comissão adianta que, no quadro do chamado “Semestre Europeu”, vai analisar os programas apresentados pelos vários países e, a 29 de Maio, vai “fazer recomendações para a correcção destes desequilíbrios e para prevenir novos.”

PUB
Pub
Pub
Pub