Negociações para o Brexit devem arrancar a 19 de Junho

A data foi apontada esta segunda-feira, dia em que ficaram definidas as directrizes para a negociação. Bruxelas diz que quanto mais depressa ficar fechado o acordo para a saída do Reino Unido, melhor.
Theresa May Donald Tusk
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 22 de Maio de 2017 às 13:16

A Comissão Europeia espera iniciar as conversações com Londres para a desvinculação do país da UE na mesma semana em que se completa um ano sobre a data em que os britânicos votaram favoravelmente Brexit. 

PUB

A data, que aponta para negociações na semana iniciada a 19 de Junho, foi avançada esta segunda-feira, 22 de Maio, pelo chefe da equipa de negociações da UE, Michel Barnier.

Em declarações aos jornalistas, o responsável disse não querer colocar o cenário de falhanço nas conversações entre Bruxelas e Londres - como aventado este domingo por David Davis, o ministro britânico com a pasta do Brexit, no caso de a factura para a saída se cifrar nos 100 mil milhões de euros - e colocou a tónica num desfecho rápido dos termos de saída. 

PUB

"Vamos precisar de fazer progressos suficientes na primeira fase se queremos passar o mais depressa possível para a fase dois, no final deste ano ou no início do próximo, enquanto negociamos a relação futura entre a UE e o Reino Unido," afirmou Barnier, referindo-se ao entendimento a que é preciso chegar primeiro em termos de direitos dos cidadãos e em termos de acordo financeiro. 

As linhas de negociação com o Reino Unido foram aprovadas esta segunda-feira em Bruxelas pelos países membros da União Europeia.

PUB

"Não temos ilusões de que será complexo e longe de ser linear. Mas o Brexit não pode pôr em causa o nosso trabalho para melhorar a vida dos nossos cidadãos," disse, citado pelo Financial Times, Louis Grech, o vice-primeiro ministro de Malta, país que ocupa actualmente a presidência rotativa da União.

Saber mais sobre...
Saber mais Brexit União Europeia
Pub
Pub
Pub