O que eles já disseram sobre o Brexit
Os deputados do Reino Unido votam na terça-feira um acordo reformulado para o 'Brexit', mas o resultado continua incerto. Leia o que os protagonistas disseram desde que o acordo de saída foi rejeitado pelo Parlamento britânico, a 15 de janeiro
PUB
"É uma derrota catastrófica para este Governo."
PUB
Jeremy Corbyn, líder do partido Trabalhista britânico, após a rejeição do Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia no parlamento
PUB
15-01-2019
PUB
"É claro que a Câmara não apoia este acordo. Mas o voto desta noite não nos diz nada sobre o que ele suporta. Nada sobre como, ou mesmo se, pretende honrar a decisão tomada pelo povo britânico num referendo que o Parlamento decidiu realizar."
PUB
Theresa May, primeira-ministra britânica
15-01-2019
PUB
"O risco de uma saída desordenada do Reino Unido aumentou com o voto de hoje à noite."
PUB
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia
15-01-2019
PUB
"Se um acordo [sobre o ‘Brexit’] é impossível, e ninguém quer um ‘não acordo’, então quem terá finalmente a coragem de dizer qual é a única solução positiva?"
PUB
Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu
Twitter, 15-01-2019
PUB
"Esperamos que o Governo britânico diga quais são as suas intenções o mais brevemente possível, porque cria-se assim um impasse."
PUB
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal
Lusa, 15-01-2019
PUB
"O resultado da votação do ‘Brexit’ é uma má notícia. O nosso primeiro pensamento está com os 3,6 milhões de cidadãos europeus que residem no Reino Unido e de britânicos que vivem na União Europeia."
PUB
Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu
15-01-2019
PUB
"Uma derrota histórica para a primeira-ministra [Theresa May] e foi óbvio durante meses que se avizinhava. Perdeu-se bastante tempo."
PUB
Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia
Twitter, 15-01-2019
PUB
"É um dia amargo para a Europa. Um ‘Brexit’ sem acordo é a pior de todas as hipóteses para a União Europeia, mas sobretudo para o Reino Unido."
PUB
Olaf Scholz, vice-chanceler e ministro das Finanças alemão
Twitter, 15-01-2019
PUB
"Lamentavelmente, o resultado da votação de hoje aumenta o risco de um ‘Brexit’ desordenado."
PUB
Comunicado do Governo irlandês
15-01-2019
PUB
"Estamos (…) a 10 semanas apenas (…) do momento escolhido pelo Governo britânico para se tornar um país terceiro. E hoje, a 10 semanas dessa data, jamais o risco de um 'não acordo' foi tão elevado."
PUB
Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para o 'Brexit'
16-01-2019
PUB
"Lamento muito que a Câmara dos Comuns britânica tenha rejeitado o acordo. Nós queremos que os danos, e haverá em todos os casos, sejam os menores possíveis."
PUB
Angela Merkel, chanceler alemã
16-01-2019
PUB
O ‘Brexit’ é uma desgraça."
PUB
Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol
16-01-2019
PUB
"O tempo está quase a esgotar-se (…) e, de momento, não há mais que possamos fazer. Aguardamos que o Reino Unido diga quais serão os próximos passos."
PUB
Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia
16-01-2019
PUB
"Não iremos dizer nada e não dizemos nada sobre o ‘Brexit’, embora alguns digam que esfregamos as mãos de contentamento. Nada disso."
PUB
Sergei Lavrov, chefe da diplomacia russa
16-01-2019
PUB
"Esta noite, o Governo ganhou a confiança do Parlamento [ao vencer a moção de censura apresentada pelo Partido Trabalhista] (…). É agora chegado o momento de pôr os interesses individuais de lado."
PUB
Theresa May
16-01-2019
PUB
"O contexto é grave e o tempo limitado. O relógio está a contar."
PUB
Michel Barnier, após um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa
17-01-2019
PUB
"Evidentemente que se o Reino Unido alterar as suas condições, haverá naturalmente espaço ao reexame dos termos do acordo. As linhas vermelhas da UE não são reversíveis."
PUB
Augusto Santos Silva
21-01-2019
PUB
"No que diz respeito ao ‘backstop' [cláusula de salvaguarda do acordo do 'Brexit' para a fronteira irlandesa], apesar das mudanças que previamente conseguimos, restam duas questões fundamentais: o medo de que possamos ficar presos nela permanentemente; e preocupações sobre o seu impacto potencial na nossa União se a Irlanda do Norte for tratada de forma diferente do resto do Reino Unido."
PUB
Theresa May
21-01-2019
PUB
"Há limites naquilo que podemos aceitar. Para nós, o ‘backstop’ para ilha da Irlanda não é negociável. Não há renegociação possível do acordo de saída."
PUB
Guy Verhofstadt, coordenador do Parlamento Europeu para o ‘Brexit’
22-01-2019
PUB
"É difícil tratar o Reino Unido como terceiro país [não membro da UE], mas acredite que estamos a preparar-nos para o fazer."
PUB
Mário Centeno, presidente do Eurogrupo
Bloomberg, 23-01-2019
PUB
"Na nossa procura por novas respostas nos tempos modernos, eu prefiro os resultados comprovados, gosto de falar com respeito e respeitar os diferentes pontos de vista para se encontrar um consenso e sem nunca esquecer de dar algum espaço."
PUB
Rainha Isabel II
25-01-2019
PUB
"Considero que há uma ilusão que não se deve desenvolver no Reino Unido no sentido de se pretender transferir para a Europa problemas políticos internos. Essa não é uma boa solução."
PUB
António Costa, primeiro-ministro português
29-01-2019
PUB
"O acordo de saída é e continua a ser a melhor forma de assegurar uma saída ordenada do Reino Unido da União Europeia. O ‘backstop’ integra o acordo de saída e o acordo de saída não é renegociável."
PUB
Comunicado do Conselho Europeu
29-01-2019
PUB
"Foi-nos dito que o ‘backstop' estava lá para proteger o processo de paz, mas esta noite o partido Conservador arrasou na prática o acordo da Sexta-feira Santa."
PUB
Ian Blackford, líder parlamentar do Partido Nacionalista Escocês, após uma maioria de deputados ter aprovado uma proposta exige a substituição do chamado ‘backstop' por "disposições alternativas"
29-01-2019
PUB
"Tenho-me questionado como será o lugar especial no inferno reservado àqueles que promoveram o ‘Brexit’ sem terem sequer um esboço de um plano para realizá-lo em segurança."
PUB
Donald Tusk
06-02-2019
PUB
"O homem não tem maneiras. É extremamente lamentável, não ajuda de todo."
PUB
Andrea Leadsom, ministra para os Assuntos Parlamentares britânica, respondendo a Donald Tusk
BBC, 06-02-2019
PUB
"[Donald Tusk é um] euromaníaco diabólico. Mostrou mais uma vez desprezo pelas 17,4 milhões de pessoas que votaram para fugir à corrupção da UE e procurar o paraíso de um Reino livre e próspero."
PUB
Sammy Wilson, líder parlamentar do Partido Democrata Unionista
Twitter, 06-02-2019
PUB
"Foi uma reunião produtiva, mas estamos muito preocupados. Arriscamos uma catástrofe económica e humana, esta é a realidade no caso de um 'Brexit' sem acordo. Uma saída desordenada é uma solução muito perigosa."
PUB
Antonio Tajani, após um encontro com Theresa May
07-02-2019
PUB
"Se o Reino Unido sair da União Europeia de uma forma muito disruptiva, seguramente podemos dizer que será mau, mas é muito difícil indicar números precisos sobre quão mau seria para o Reino Unido."
PUB
Robert Chote, presidente do Gabinete de Responsabilidade Orçamental britânico
Lusa, 08-02-2019
PUB
"Um reino desunido é uma realidade mais atual do que um Reino Unido. (…) A posição dos 'Brexiteers' [defensores do 'Brexit' mais acérrimos] hoje para resumir numa frase é: Não. Não, não e não. Não há propostas alternativas deles. São, de facto, os mesmos protagonistas do 'Brexit' e um não-acordo que não têm a coragem de colocar a questão no voto dos cidadãos."
PUB
Xavier Bettel, primeiro-ministro do Luxemburgo
11-02-2019
PUB
"O voto de hoje [na Câmara dos Comuns] mostra que não existe maioria para a estratégia da primeira-ministra para o 'Brexit'. Mais uma vez, o governo foi derrotado. O governo não pode continuar a ignorar o parlamento ou a avançar para 29 de março sem um plano coerente."
PUB
Jeremy Corbyn
14-02-2019
PUB
"O meu aviso é: Não sigam os populistas e os extremistas na União europeia. Podemos ver o que acontece quando seguimos os populistas no caso britânico."
PUB
Manfred Weber, candidato do Partido Popular Europeu à presidência da Comissão Europeia
15-01-2019
PUB
"Acredite, assim que houver uma câmara na fronteira [entre a Irlanda e a Irlanda do Norte], a minoria que nunca aceitou o acordo de paz vai questionar porque foi ali posta. Depois, talvez tentem explodir a câmara, depois virá a polícia investigar quem tentou explodir a câmara, depois talvez tentem atacar a polícia. É muito fácil imaginar uma situação assim."
PUB
Orla Tunney, embaixadora da Irlanda
Lusa, 16-02-2019
PUB
"Independentemente de haver ou não acordo sobre o ‘Brexit’, o Reino Unido já decidiu que os direitos dos cidadãos europeus vivendo no Reino Unido a 29 de março de 2019, data do Brexit, serão integralmente respeitados nos termos que haviam sido negociados."
PUB
Augusto Santos Silva
18-02-2019
PUB
"Se o 'não acordo' acontecer, o que é algo que neste momento não podemos excluir, isso terá terríveis consequências sociais e económicas tanto no Reino Unido como na União Europeia."
PUB
Jean-Claude Junker
21-02-2019
PUB
"Um 'Brexit' desordenado será mau, mau, mau para o Reino Unido, para a Europa e para a Irlanda. Não podemos neutralizar todos os danos que vai causar, mas estamos a fazer tudo o que podemos."
PUB
Simon Coveney, ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês
22-02-2019
PUB
"As vozes que reclamavam a saída do euro têm vindo a esmorecer - são exemplos a Frente Nacional em França, a Liga do Norte em Itália e em Portugal o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda. O drama do ‘Brexit’ e a evidência das dificuldades e custos para os britânicos têm-lhes servido de exemplo."
PUB
Cavaco Silva, ex-Presidente da República de Portugal
22-02-2019
PUB
"O ‘Brexit’ obviamente será sempre um grande problema na UE, não vale a pena tentar minorar a ideia de que podemos ter ‘Brexit’ sem que isso seja um problema."
PUB
António Costa
24-02-2019
PUB
"É óbvio que não há uma maioria na Câmara dos Comuns para aprovar o acordo. Acredito que, na situação em que estamos, um prolongamento seria uma solução racional."
PUB
Donald Tusk
25-02-2019
PUB
"O Reino Unido só sairá sem acordo em 29 de março se houver consentimento explícito nesta Câmara para esse resultado."
PUB
Theresa May
26-02-2019
PUB
"Se de alguma forma [o acordo] passar, acreditamos que deve haver uma votação pública de confirmação para ver se as pessoas sentem que é isso que elas votaram."
PUB
Jeremy Corbyn
26-02-2019
PUB
"Se a decisão soberana do Reino Unido for sair, lamentamos, respeitamos e negociamos a saída. Se for continuar por mais algum tempo, ficamos satisfeitos. Se a decisão do Reino Unido for ficar duradouramente na UE, ficamos muito satisfeitos."
PUB
António Costa
26-02-2019
PUB
"Não escondo que fiquei satisfeito [com um eventual adiamento do processo de saída o Reino Unido da União Europeia]."
PUB
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal
26-02-2019
PUB
"Prolongar a incerteza, com uma extensão dos prazos, não é uma alternativa razoável nem desejável."
PUB
Pedro Sánchez
27-02-2019
PUB
"O acordo de saída não pode ser renegociado. Se os britânicos querem mais tempo, podemos examinar um pedido de adiamento, mas somente se for justificado por novas propostas."
PUB
Emmanuel Macron, presidente francês
27-02-2019
PUB
"Se o Reino Unido quer mais tempo, nós não nos oporemos, mas sabendo que o objetivo é encontrar uma saída ordenada."
PUB
Angela Merkel
27-02-2019
PUB
"Um ‘Brexit’ desordenado também afetará Portugal."
PUB
Christine Lagarde, diretora-geral do FMI
01-03-2019
PUB
"Um dos posters mais poderosos da campanha a favor do 'Brexit' foi um que mostrava uma fila interminável de refugiados, a dizer: ‘A UE falhou’. Não quero entrar na questão, mas como político, vou dizer que penso que os políticos do Reino Unido são cobardes por não permitirem um segundo referendo."
PUB
Al Gore, ex-vice-Presidente dos Estados Unidos e Prémio Nobel
07-03-2019
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda