pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UE e México decidem acelerar negociações para ampliar acordo comercial

UE e México sublinham a defesa de "uma cooperação aberta à escala global", numa altura em que se assiste a "um aumento preocupante do proteccionismo em todo o mundo".

europa bandeira
europa bandeira
01 de Fevereiro de 2017 às 13:00

A União Europeia e o México acordaram  "acelerar o ritmo das negociações" para modernizar e ampliar o acordo de comércio livre que celebraram em 2000, tendo agendado as duas próximas rondas negociais para Abril e Junho próximos, anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira, 1 de Fevereiro.

Numa nota divulgada por Bruxelas, o executivo comunitário anunciou que o calendário das próximas rondas de negociações (de 3 a 7 de Abril e de 26 a 29 de Junho) foi acertado entre a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, e o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, numa conversa telefónica.

No âmbito deste novo calendário, UE e México acordaram também reunir-se na Cidade do México entre as negociações de Abril e Junho, "a fim de fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores".

Em 2016, UE e México iniciaram negociações para actualizar o Acordo de Comércio Livre existente, que data de 2000, e que, segundo a Comissão Europeia, precisa de ser "modernizado", para ter maior "amplitude e alcance".

Sem nunca mencionarem a nova política proteccionista defendida pela administração norte-americana liderada por Donald Trump, Malmstrom e Guajardo sublinham, numa declaração conjunta, a necessidade de UE e México, "lado a lado, enquanto parceiros com posições semelhantes", defenderem "a ideia de uma cooperação aberta à escala global", numa altura em que se assiste a "um aumento preocupante do proteccionismo em todo o mundo".

De acordo com dados da Comissão, entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre UE e México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre em vigor.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio