pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Entram em vigor taxas de 15% dos EUA sobre produtos da UE

O acordo comercial prevê o compromisso da UE sobre a compra de energia norte-americana no valor de 750 mil milhões de dólares nos próximos três anos.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia Jessica Lee / Lusa-EPA
01 de Setembro de 2025 às 07:28

As tarifas acordadas entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE), no valor de 15%, começam a ser aplicadas esta segunda-feira, com exceções para alguns setores.

O entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, sendo que a .

Os direitos alfandegários de 15% são em toda a linha, incluindo "setores estratégicos" como o automóvel, farmacêutico, da madeira e dos semicondutores.

Alguns setores "beneficiarão de um regime específico", a partir deste dia, incluindo os setores dos recursos naturais, como a cortiça, todas as aeronaves e partes para as construir e para a manutenção, produtos farmacêuticos genéricos e os ingredientes.

O acordo comercial prevê também o compromisso da UE sobre a compra de energia norte-americana no valor de 750 mil milhões de dólares (cerca de 642 mil milhões de euros) – visando nomeadamente substituir o gás russo -, o investimento de 600 mil milhões adicionais (514 mil milhões de euros) e um aumento das aquisições de material militar.

Os EUA e os países da UE trocam diariamente cerca de 4,4 mil milhões de euros em bens e serviços.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio