pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Irlanda prepara-se para ter eleições antecipadas em fevereiro

A Irlanda deverá ir a eleições antecipadas a 8 de fevereiro. Para o primeiro-ministro Leo Varadkar as circunstâncias mudaram.

Reuters
14 de Janeiro de 2020 às 12:40

O primeiro-ministro irlandês vai pedir esta terça-feira, 14 de janeiro, ao Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, para dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas para 8 de fevereiro, avança a imprensa internacional. 

Leo Varadkar já tinha sinalizado que poderia avançar para a realização de eleições, mas disse que primeiro teria de falar com os membros do Governo e com o partido da oposição. Desde 2016 que o partido democrata-cristão de Varadkar, Fine Gael, tem um Governo minoritário que é apoiado pontualmente no Parlamento pelos conservadores do Fianna Fáil, o segundo maior partido.

De acordo com a BBC, os dois partidos têm mantido uma relação de cooperação com base num acordo de confiança firmado há quatro anos que previa a abstenção do Fianna Fáil em alguns votos cruciais. Os dois partidos estão muito próximos nas intenções de voto, segundo as últimas sondagens.

No entanto, o Executivo de Varadkar prepara-se para ver aprovado um voto de não confiança no ministro da Saúde, Simon Harris, que está agendado para 5 de fevereiro, por causa dos votos contra do partido com quem tem um acordo. 

We’ve made some good progress since I’ve become Taoiseach. But I know it’s not enough, and we want to do much more. @FineGael has the team, the track record and the plans to build a future we can all look forward to.#LookForward pic.twitter.com/Tox3EBxHVm

Outra das razões já apontada por Varadkar para marcar eleições é a aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia com acordo no Parlamento inglês. O primeiro-ministro irlandês tinha explicado que a "cola" do acordo que mantinha o seu Governo era o Brexit, nomeadamente a necessidade de ter uma saída com acordo, o que já está garantido.

Esta será a primeira vez que Varadkar - que substituiu o então primeiro-ministro Enda Kenny em 2017 - vai às urnas como candidato a líder do Executivo. Apesar de ter conseguido algumas vitórias em áreas como a economia, o Brexit e a Irlanda do Norte, o atual Governo tem sido atacado pela oposição na área da saúde e da habitação, segundo a imprensa internacional.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio