pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal entre os países da UE que mais aumentou a dívida no primeiro trimestre

Face aos três meses anteriores, Portugal foi o oitavo país da União Europeia que mais aumentou a sua dívida em relação ao PIB, no primeiro trimestre deste ano. Em termos homólogos, porém, ficou entre as maiores descidas.

dinheiro notas euros, caixa registadora
dinheiro notas euros, caixa registadora Reuters
20 de Julho de 2018 às 11:05

Dos 28 Estados-membros da União Europeia, 12 registaram um aumento no rácio da dívida pública em relação ao PIB no primeiro trimestre de 2018, revela o Eurostat esta sexta-feira, 20 de Julho. Entre eles está Portugal, que foi o oitavo com maior subida: entre Janeiro e Março, a dívida pública portuguesa cresceu para 126,4% do PIB, o que compara com 125,7% nos últimos três meses deste ano.

Crescimentos superiores do peso do endividamento foram observados na Irlanda, França, República Checa, Eslovénia, Itália, Grécia e Bélgica, o país com o maior aumento.

dinheiro notas euros, caixa registadora
Portugal entre os países da UE que mais aumentou a dívida no primeiro trimestre

Apesar do desempenho destes Estados-membros, a maioria (16 países) conseguiu reduzir a dívida em relação ao PIB, pelo que, no conjunto da região, o rácio desceu de 81,6%, no quarto trimestre de 2017, para 81,5%, entre Janeiro e Março deste ano.

O mesmo cenário não se verificou na Zona Euro, onde a dívida cresceu tanto em termos absolutos como em relação ao PIB. No conjunto dos 19 países da moeda única a dívida pública cresceu de 9,69 biliões de euros para 9,78 biliões, com o rácio a subir de 86,7% para 86,8%.

Portugal não só registou o oitavo maior aumento como continua a ser o terceiro país da União Europeia com o maior rácio dívida/PIB. Acima de Portugal, só Itália (133,4%) e a Grécia (180,4%). Os níveis mais baixos, pelo contrário, são os das Estónia (8,7%), Luxemburgo (22,2%) e Bulgária (24,1%).

Olhando para a evolução do último ano, Portugal, está, porém, entre os melhores desempenhos, tendo sido o 11º país da UE que mais reduziu o rácio da dívida pública face aos primeiros três meses do ano passado. Nesta comparação, apenas a Grécia protagonizou um aumento.

dinheiro notas euros, caixa registadora
Portugal entre os países da UE que mais aumentou a dívida no primeiro trimestre

Défice recua na Zona Euro e na União Europeia

Os dados revelados esta sexta-feira pelo Eurostat mostram ainda que o défice recuou tanto na Zona Euro como na União Europeia nos primeiros três meses deste ano. Em relação ao último trimestre do ano passado, o défice caiu de 0,6% para 0,1% na Zona Euro e de 0,6% para 0,5% no bloco regional. Em Portugal, fixou-se em 0,5%.

O gabinete estatístico da União Europeia detalha que as receitas totais dos governos da Zona Euro subiram de 46,1% do PIB, no quarto trimestre de 2017, para 46,3%, nos primeiros três meses deste ano, enquanto a despesa desceu de 46,8% para 46,4%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio