Acordo com Irão pode ser alcançado “ao longo da próxima semana”, diz Trump
Depois de um dia complicado em que as negociações entre Washington e Teerão estiveram prestes a colapsar, o Presidente norte-americano mostrou-se novamente otimista em conseguir um entendimento em breve, numa entrevista à ABC News.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, deu esta segunda-feira um novo horizonte temporal para a conclusão de um acordo com o Irão para prolongar o cessar-fogo e reabrir o estreito de Ormuz, ao dizer que poderá ser alcançado "ao longo da próxima semana".
Numa entrevista telefónica à ABC News, Trump disse que as negociações estão a “correr bem”, reconhecendo que houve um “pequeno percalço” esta segunda-feira, mas que conseguiu “dar a volta ao assunto muito rapidamente”.
O "percalço" referia-se aos iranianos terem anunciado a suspensão das conversações, que têm decorrido através de trocas de mensagens por intermediários, devido à ofensiva israelita no Líbano, visando a milícia pró-iraniana Hezbollah.
Trump voltou a dizer ter contactado o primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e representantes do Hezbollah, pedindo que "parassem com os tiros" e “ambos deixaram de disparar uns contra os outros”, referiu.
O Presidente dos EUA disse que um acordo de paz com o Irão “poderá ser melhor do que uma vitória militar”, mas “não é algo simples” de alcançar devido à “tremenda hostilidade” de um “país enorme”.
Quanto à finalização do memorando de entendimento para prolongar as tréguas e reabrir o estreito de Ormuz, Trump disse que poderá estar concluído “ao longo da próxima semana” e que isso ainda não aconteceu porque “ainda tem de obter mais alguns pontos”.