pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Primeiro-ministro da Irlanda: PIB a crescer 26,3% não reflecte o que se está a passar na economia

O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, reconheceu hoje que os números surpreendentes sobre o crescimento económico divulgados na terça-feira não reflectem com exactidão a realidade.

Bruno Simão/Negócios
13 de Julho de 2016 às 18:17

Kenny fez estas declarações depois do gabinete central de estatísticas (CSO) ter anunciado que o Produto Interno Bruto (PIB) irlandês cresceu 26,3% em 2015, após ter avançado com um crescimento de 7,8% cinco meses antes.

Os números "não reflectem exactamente o que se está a passar na economia", disse hoje no parlamento o chefe do Governo, em resposta às críticas de vários analistas.

Segundo o documento divulgado, a subida do PIB ficou a dever-se a factores circunstanciais, como a actividade de empresas de locação de aviões, tendo algumas chegado a domiciliar os seus balanços multimilionários na Irlanda durante o ano passado.

Várias multinacionais, sobretudo do sector tecnológico, também transferiram os seus activos para a Irlanda para aproveitar os benefícios fiscais, o que contribuiu para aumentar os números, confirmou Kenny.

Os analistas pedem que o CSO, um organismo estatal, modifique os seus sistemas de cálculo do PIB para que o Governo possa planificar com mais critério a política orçamental.

O principal partido da oposição irlandesa, Fianna Fáil, considerou hoje que os números do CSO prejudicam a reputação internacional da Irlanda e ninguém acredita neles.

Kenny afirmou, que apesar desta situação, a política económica do Governo conseguiu reduzir o desemprego, que ficou em 7,8% em Junho e que o aumento de 4,5% do consumo em 2015 "confirma a solidez da recuperação económica".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio