Se negociações falharem, UE vai taxar 95 mil milhões em produtos dos EUA
Aviões da Boeing, carros americanos e bourbon na lista de produtos americanos que a Europa poderá taxar como retaliação às tarifas dos EUA.
A União Europeia planeia avançar com tarifas adicionais aos produtos dos Estados Unidos, potencialmente abrangendo 95 mil milhões de euros em exportações norte-americanas. Este é o plano B europeu, caso as negociações com a Casa Branca falhem.
Entre os produtos que podem vir a ser taxados estão bens industriais, como aviões da Boeing, carros americanos e bourbon, indica a Bloomberg, mas também peixe, químicos, equipamentos elétricos e produtos de saúde. Esta proposta será colocada em consulta pública até 10 de junho.
As conversações entre Bruxelas e Washington, para negociar as tarifas de 20% que os EUA impuseram - mas que entretanto foram suspensas por 90 dias, até 8 de julho - começam esta semana, com a Comissão Europeia a preparar várias propostas, incluindo maior investimentos nos Estados Unidos, avança a agência.
A presidente da Comissão tem manifestado confiança nestas negociações. "Acreditamos que há bons acordos para serem feitos, para benefício dos consumidores e das empresas, dos dois lados do Atlântico. Ao mesmo tempo, continuamos a prepararmo-nos para todas as possibilidades, e a consulta lançada hoje vai ajudar-nos a orientar esse trabalho necessário", disse Ursula von der Leyen, em comunicado.
Atualmente, a UE está a ser alvo de tarifas de 25% sobre o aço, o alumínio e carros, além das chamadas "tarifas recíprocas", que, durante a "pausa", foram reduzidas para 10%.
Notícia atualizada
Mais lidas