Grécia estima crescer 2,9% no próximo ano
Depois de ter passado seis anos em recessão, a economia grega deverá recuperar marginalmente este ano e iniciar uma trajectória de crescimento mais robusto a partir do próximo ano. As estimativas constam da proposta de orçamento do Estado grego, cujas linhas gerais foram avançadas na manhã desta segunda-feira, dia 6 de Outubro.
PUB
Segundo relatos da imprensa internacional, o Governo helénico confirma a sua previsão de crescimento de 0,6% para este ano e, em 2015, espera que a economia avance mais 2,9%, tendo no consumo privado o seu principal combustível.
PUB
Na frente orçamental, espera-se alcançar um défice orçamental de 0,2% do PIB no próximo ano, contra os 0,8% do PIB previstos para 2014. A dívida pública, por seu turno, sofrerá um ligeiro ajustamento, dos actuais 318 mil milhões para os 316 mil milhões de euros.
PUB
As estimativas de crescimento revelam-se mais optimistas do que as previstas no programa de assistência financeira, onde o crescimento em 2015 não irá além dos 1,5% do PIB. Ainda assim, a elaboração do documento orçamental foi supervisionada e terá merecido o visto da troika, que na semana passada esteve de visita ao país.
PUB
Para o Governo grego, de resto, o plano de ajustamento está a correr bem: "Transformámos a actual estabilidade financeira num crescimento sustentado e em coesão social", adiantou o ministro das Finanças Christos Staïkouras esta manhã, citado pelo El País.
PUB
Os gregos esperam ainda terminar o programa de ajustamento no final de 2015, um ano antes do previsto.
Saber mais sobre...
Saber mais Crise financeira programa de assistência Orçamento do Estado Grécia troikaEm nome da liberdade
Censurar cartazes? Não, obrigado
Também tenho direito a hino!
Mais lidas
O Negócios recomenda