Merkel focada na presidência da Comissão Europeia. Liderança do BCE não é a prioridade
A chanceler alemã Angela Merkel quer assegurar a presidência da Comissão Europeia, focando neste cargo os seus esforços, em detrimento da liderança do Banco Central Europeu (BCE), revela o jornal alemão Handelsblatt, citado pela Reuters.
PUB
Desta forma, a ascensão de Jens Weidmann a presidente do BCE poderá ficar para segundo plano.
PUB
A última vez que a Alemanha, a maior economia europeia, esteve à frente da Comissão foi entre 1958 e 1967, na figura de Walter Hallstein.
PUB
"A Comissão Europeia, em vez do BCE, é a prioridade máxima para Merkel", segundo o Handelsblatt, que cita uma fonte oficial do Governo alemão.
PUB
As presidências de várias instituições europeias vão mudar de mãos no próximo ano. Em causa estão a Comissão Europeia, o BCE e o Conselho Europeu.
O jornal alemão adianta que a actual ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, é uma candidata possível à liderança da Comissão.
PUB
E apesar de Jens Weidmann já ter demonstrado disponibilidade para ficar à frente da autoridade monetária da Zona Euro, o Executivo alemão parece considerar que será mais promissor apostar na liderança da Comissão em vez do BCE.
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Central Europeu Angela Merkel chanceler alemã Comissão Europeia presidente do BCE Handelsblatt Jens Weidmann Ursula von der LeyenAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda