pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Paris e Berlim vão apresentar propostas comuns para reformar a zona euro

França e Alemanha anunciaram hoje que vão apresentar propostas comuns, entre Março e Junho, sobre a união bancária e a convergência fiscal, tendo em vista alcançar um acordo este ano para uma maior integração na zona euro.

bruno le maire
bruno le maire Reuters
18 de Janeiro de 2018 às 17:16

A mensagem foi transmitida pelos ministros das Finanças dos dois países, Bruno Le Maire (na foto) e Peter Altmaier, que explicaram numa conferência de imprensa conjunta, após um encontro em Paris, que há abertura para outros se juntarem a esta iniciativa para a construção de um compromisso.

"Há que actuar agora" para cumprir a vontade comum de "uma integração rápida da zona euro nos próximos meses", indicou Le Maire, assinalando que o objectivo é que a zona euro esteja em condições de competir com a China e os Estados Unidos.

Altmaier acrescentou que o prazo indicado para encerrar um acordo sobre a reforma da zona euro "vai até finais de 2018".

Em matéria de fiscalidade, segundo o ministro francês, a ideia é que haja uma proposta franco-alemã, o mais tardar em Junho, com uma base comum em relação ao imposto sobre empresas.

O ministro alemão afirmou que se deve evitar uma competição nesta matéria no interior da União Europeia (UE). Os dois ministros também indicaram que querem "regular o 'bitcoin'" e outras moedas virtuais e que vão levar as suas sugestões à reunião do G20 que vai decorrer em Março na Argentina.

Quanto à reforma fiscal adoptada pela administração norte-americana, os ministros francês e alemão reiteraram "preocupações" e Le Maire afirmou que tem a intenção de as transmitir ao seu homólogo dos Estados Unidos durante o Fórum de Davos, que tem lugar na próxima semana.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio