António Costa saúda otimismo do CFP mas mantém previsões do governo
"Bom, eu sabia que havia de haver um dia em que o Conselho de Finanças Públicas havia de ser mais otimista que o Governo", disse o primeiro-ministro à imprensa após um encontro em Lisboa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
PUB
António Costa respondia a uma pergunta sobre as previsões hoje avançadas pelo CFP - que apontam para que já este ano Portugal deixe de ter défice para atingir um excedente orçamental de 0,1% e para um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
PUB
"Esperemos que [esse] otimismo [...] se possa confirmar. Para já, mantemos as nossas previsões, que, como sempre, são conservadoras, [...] de alcançar um défice de 0,2 e as metas de crescimento que tínhamos fixado no plano de estabilidade", afirmou.
PUB
O primeiro-ministro foi ainda questionado sobre o processo de formação de governo, na sequência das eleições de domingo e dos contactos que manteve nos últimos dias, tendo respondido que considera ter todas as condições para iniciar funções à frente de um executivo para quatro anos.
PUB
"A avaliação que faço dos contactos que mantive [...] é que o Governo tem todas as condições para iniciar funções, apresentar o seu programa na Assembleia da República e poder governar com horizonte de estabilidade ao longo da legislatura", disse.
Saber mais sobre...
Saber mais António Costa CFP Conselho de Finanças Públicas Charles Michel políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda