Governo não vai enviar OE por antecipação a Bruxelas
O Governo só vai fazer chegar o esboço do Orçamento do Estado de 2017 à Comissão Europeia em 15 de Outubro, a mesma data em que entrega no Parlamento o documento orçamental, não dando assim conhecimento por antecipação a Bruxelas das garantias de cortes adicionais e estruturais nos défices de 2016 e 2017.
PUB
"O Ministério das Finanças irá cumprir o prazo legal e constitucionalmente fixado. Assim, quer o OE 2017, que o esboço do OE serão entregues a 15 de Outubro", disse fonte oficial do Ministério das Finanças ao Diário de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, 14 de Julho.
Fica assim afastada a ideia de "visto prévio" de Bruxelas, em que o documento seria analisado pela Comissão no espaço de um mês.
PUB
O jornal refere ainda que Bruxelas "apreciaria bastante" poder ter acesso antecipado às grandes linhas com que se coserá o Orçamento e que a entrega do documento antes do prazo não é prática comum: no ano passado, apenas seis países o fizeram e Portugal, devido às eleições legislativas, apenas o enviou à Comissão em Janeiro deste ano.
O Governo já recusou por várias vezes a necessidade de um plano b para 2016, mas não exclui "mais medidas nos anos que aí vêm", algo que o ministro das Finanças Mário Centeno diz que "qualquer governo europeu terá de fazer", porque está na "natureza da gestão orçamental".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Orçamento do Estado Comissão Europeia Parlamento Diário de Notícias Portugal Comissão Mário Centeno orçamento política economia (geral)Mais lidas
O Negócios recomenda