IGF vai fiscalizar PTRR. Tribunal de Contas e PGR terão "intervenção relevante"
A Inspeção Geral das Finanças (IGF) terá uma equipa dedicada a acompanhar o plano de recuperação e resiliência nacional, o chamado PTRR, sendo que o Tribunal de Contas e a Procuradoria Geral da República (PGR). É o que está previsto no documento que o Governo coloca para consulta a partir desta sexta-feira, 20 de fevereiro.
"A fiscalização legal e financeira do PTRR contará com uma equipa destacada da Inspeção Geral de Finanças para acompanhamento próximo, especialmente necessário dada a opção por um modelo de controlo sucessivo, com responsabilização", lê-se no documento divulgado pelo Executivo que define as linhas gerais da "bazuca nacional" e que deverá estar pronta até abril, de acordo com o calendário anunciado pelo primeiro-ministro.
PUB
Além da IGF, o Executivo aponta ainda para "mecanismos de transparência e intervenção relevante do Tribunal de Contas e da Procuradoria Geral da República (PGR)", sendo sugerido, tal como já anunciado na véspera no debate quinzenal, "a criação de uma Comissão Eventual no Parlamento", para acompanhar a execução do plano.
A "auscultação nacional" vai decorrer entre esta sexta-feira, 20 de fevereiro, e o dia 19 de março, ou seja, cerca de um mês. Já para a próxima semana estão previstas reuniões com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente eleito, António José Seguro. O primeiro-ministro anunciou ainda que já estão marcadas reuniões para o "próximo dia 24" com os partidos com assento parlamentar para discutir o plano. Também serão ouvidos os parceiros sociais, as autarquias, universidades e as comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).
Para a próxima semana ficou também prometida a disponibilização de uma plataforma digital para receber "todos os contributos escritos".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Presidência da República Presidente da República Fórum de Governança da Internet Marcelo Rebelo de Sousa António José SeguroMais lidas
O Negócios recomenda