Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA mantém previsão de crescimento igual à do Governo (corr.)

A equipa de economistas do banco espanhol prevê que a economia cresça 1,5%, igual ao valor antecipado pelo Governo.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 16 de Dezembro de 2014 às 16:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A equipa de economistas do BBVA prevê que a economia portuguesa acelere para 1,5% em 2015, o mesmo valor que o previsto pelo Governo.

 

Numa apresentação aos investidores coordenada Rafael Doménech, economista-chefe, o BBVA refere que a recuperação em Portugal prossegue mas continua a enfrentar desafios significativos, designadamente a necessidade de "melhorar mais a competitividade e reduzir o excesso de endividamento das empresas.

 

Neste quadro, o "compromisso com as reformas estruturais é crucial para melhorar o potencial de crescimento, e torná-lo mais durável, sustentável e inclusivo", acrescenta o BBVA Research. "A correcta implementação de reformas estruturais ainda é a chave para o crescimento sustentável", refere, após constatar que "as exportações foram o principal motor do desenvolvimento económico após a crise, graças a ganhos de competitividade via preços e custos laborais". 

 

Segundo o BBVA, as principais áreas de reforma são a administração pública, o sistema judicial, a flexibilização da regulamentação do trabalho e a melhoria da concorrência nos mercados de produtos. 

 

Quanto à dívida pública, o BBVA antecipa que o rácio vai começar a cair em 2015 e é "sustentável nos cenários de referência e alternativos". Mas, adverte, os elevados níveis de dívida e de necessidades de financiamento tornam Portugal, assim como Espanha, muito vulnerável a mudanças bruscas no sentimento dos mercados.

 

(Corrige: previsão para o PIB devido a erro no comunicado enviado pelo BBVA, que entretanto enviou nova versão)

Ver comentários
Saber mais BBVA Research Orçamento do Estado Portugal economia negócios e finanças défice
Mais lidas
Outras Notícias