PSD pretende auditoria às PPP municipais
O grupo parlamentar do PSD apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) para que se realize uma auditoria independente às Parcerias Público-Privadas (PPP) celebradas pelas autarquias.
PUB
Os deputados "laranjas" pretendem que "o Governo promova, de acordo com as directrizes em matéria de auditoria internacional, a realização de uma auditoria independente aos contratos celebrados por autarquias locais em regime de Parceria Público-Privada municipais e que se encontrem em vigor".
O partido liderado por Rui Rio sustenta esta posição argumentando que "na década de 2000 vários municípios celebraram contratos no modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP), vários dos quais em condições financeiras muito pesadas para as contas das autarquias".
PUB
Em 2014 e 2015, prosseguem, o Governo, então liderado por Pedro Passos Coelho, solicitou à Direcção-Geral das Autarquias Locais que realizasse "um levantamento das PPP municipais existentes e dos respectivos encargos financeiros "ao longo da vida" para os respectivos municípios".
Posteriormente, dizem os deputados do PSD, o Governo remeteu esse levantamento à Inspecção-Geral das Finanças "mas desde então não foi feito ou conhecido qualquer acompanhamento, nem adoptadas quaisquer soluções que permitissem às autarquias envolvidas resolver tais contratos e/ou diminuir significativamente os inerentes custos para as contas municipais".
PUB
Assim, o PSD considera ser "indispensável um novo impulso para apoiar os municípios na resolução das situações muito desfavoráveis dessas PPP". Para tal, refere, "é fundamental conhecer de forma mais rigorosa e independente a situação dessas PPP municipais".
Nesse sentido, concluem os deputados social-democratas, "o PSD propõe que seja realizada uma auditoria independente às PPP municipais, tal como já foi realizado às PPP nacionais".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais PSD Orçamento do Estado PPP OE2019 Direcção Geral das Autarquias Locais Inspecção Geral das Finanças autarquias. auditoriaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda