pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruxelas: Riscos e discrepâncias no OE

A Comissão Europeia solicitou hoje esclarecimentos ao Governo português sobre a sua proposta de Orçamento de Estado para 2017, por ter identificado "riscos e discrepâncias" que geram dúvidas sobre cumprimento das metas orçamentais.

debate estado nação parlamento antónio costa mário centeno
debate estado nação parlamento antónio costa mário centeno Miguel Baltazar
25 de Outubro de 2016 às 19:29

A Comissão Europeia solicitou hoje esclarecimentos ao Governo português sobre a sua proposta de Orçamento de Estado para 2017 (OE2017), dado ter identificado "riscos e discrepâncias" que levantam dúvidas a Bruxelas sobre o cumprimento das metas orçamentais definidas.

Numa carta assinada por Valdis Dombrovskis e Pierre Mosvici, vice-presidente da Comissão e Comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, respectivamente, Bruxelas "projecta de forma preliminar uma ligeira melhoria so saldo estrutural comparativamente a 2016, o que (a confirmar-se), apontaria para o risco de um desvio significativo face à melhoria recomendada de pelo menos 0,6% do PIB".

As diferenças têm duas explicações: por um lado, a Comissão Europeia tem um cenário macroeconómico menos optimista do que Orçamento português e, por outro, o documento tem algumas medidas "não suficientemente especificadas". Bruxelas pede, assim, que o Governo português apresente as clarificações solicitadas já até esta quinta-feira, 27 de Outubro.

A Comissão solicita detalhes sobre as projecções "acerca das receitas de todos os impostos e contribuições sociais e transferências", bem como dados actualizados com a execução fiscal deste ano e uma "especificação dos resultados projectados para o recentemente implementado plano de regularização de dívidas fiscais". 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio