pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Luís Montenegro espera viabilização do Orçamento do Estado pelo PS e Chega

Em entrevista à Antena 1, o primeiro-ministro disse também esperar que o Partido Socialista e o Chega não se juntem em propostas "contra a vontade do Governo".

Luís Montenegro no programa Política com Assinatura
Luís Montenegro no programa Política com Assinatura
21 de Julho de 2025 às 07:13

Luís Montenegro acredita que os dois maiores partidos da oposição – o Chega e o Partido Socialista (PS) – vão dar “luz verde” à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2026. “Tenho fundada expectativa de que os dois maiores partidos da oposição poderão viabilizar o Orçamento do Estado”, disse em entrevista à rádio Antena 1, no programa .

O primeiro-ministro acrescentou mesmo que “seria favorável que todos os partidos colaborassem ainda mais na viabilização do Orçamento”.

Montenegro deixou ainda um aviso a possíveis entendimentos entre os partidos da oposição. “Espero que o PS e o Chega não vão agora juntar-se no Orçamento contra a vontade do Governo”. Isto a propósito do aumento suplementar das pensões de forma permanente, incluído no Orçamento deste ano, proposto pelo PS e que passou com a abstenção do Chega.

Ações como esta podem colocar “em causa as condições de governabilidade”, considera o primeiro-ministro. “Se fizermos uma alteração permanente da despesa corremos o risco de futuramente termos um problema de sustentabilidade financeira”.

Na entrevista, Luís Montenegro garantiu ainda que o Governo está a “ter uma gestão orçamental muito rigorosa”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio