PRR. Portugal assina acordo para receber mais 1,3 mil milhões da "bazuca" europeia

Portugal poderá avançar em breve com o pedido de um segundo "cheque" da "bazuca" europeia. Nova tranche de 1,3 mil milhões de euros deverá chegar ainda este trimestre.
Ministro do Planeamento, Nelson de Souza
Mariline Alves
Joana Almeida 18 de Janeiro de 2022 às 13:49

Portugal assinou esta terça-feira o acordo operacional do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Depois de ter recebido um adiantamento da Comissão Europeia em agosto no valor de 2,2 mil milhões de euros, o país está agora em condições de acionar o primeiro desembolso de 1,3 mil milhões nos próximos dias.

PUB

Com isto, o país dá assim o primeiro passo para avançar com o pedido de um segundo "cheque" da "bazuca" europeia, em função do cumprimento de marcos e metas acordados com Bruxelas.

O acordo operacional terá sido assinado também pelo comissário europeu da Economia Paolo Gentiloni e, na prática, detalha o processo de verificação das metas e marcos acordados com Bruxelas, sendo por isso um elemento fundamental para cada Estado-membro da UE ter acesso à chamada "bazuca" europeia.

PUB

Ao todo, Portugal teve de cumprir 33 marcos e 5 metas até ao final de 2021, entre os quais estão a criação e desenvolvimento do Banco Português de Fomento, o desenvolvimento do mercado de capitais e a promoção da capitalização de empresas não financeiras e o reforço da digitalização nas escolas.

O primeiro desembolso deverá chegar ainda durante o primeiro trimestre de 2022. A vizinha Espanha recebeu o primeiro desembolso da "bazuca" ainda em dezembro e outros países, como a França, Itália e Grécia, já acionaram o pedido de novas verbas. 

PUB

Acordo operacional assinado e pedido de desembolso a caminho. Portugal cumpre metas. #RecuperaçãoEmAção Ministro Nelson de Souza e Comissário Europeu da Economia Paolo Gentiloni assinaram acordo Operacional. @govpt @planeamento_pt @economia_pt @ambiente_pt @agricultura_pt pic.twitter.com/whM74UM4fM

Pub
Pub
Pub