OCDE acredita que acordo sobre impostos possa acontecer este ano
Pascal Saint Amans, responsável pela área fiscal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), afirmou numa sessão online irlandesa que um acordo sobre os impostos poderá provavelmente ser atingido este ano.
PUB
"Há um ímpeto, uma nova dinâmica que é provável que nos leve a uma resolução", disse o responsável, citado pela Reuters, referindo-se também às intervenções feitas junto da nova administração dos Estados Unidos. Ainda antes da tomada de posse de Joe Biden, vários responsáveis internacionais, como foi o caso dos dirigentes europeus, mencionavam que a mudança de ocupante na Casa Branca poderia ser proveitosa em diversos temas.
Além disso, o responsável francês destacou que, perante um cenário pós-pandemia, os governos vão ter expectativas diferentes para com as empresas, nomeadamente após a concessão de apoios para enfrentar os efeitos da pandemia. "Há um ímpeto forte, especialmente no pós-covid, em que os governos também vão esperar que, quando as empresas regressem aos lucros, não localizem os seus lucros em jurisdições com poucos impostos, já que durante a covid-19 os governos ajudaram as empresas".
PUB
A OCDE tem desenvolvido esforços para conseguir chegar a um acordo global que possa introduzir uma reforma no tema dos impostos, incluindo também mudanças na área dos impostos pagos pelas empresas do mercado digital.
Saber mais sobre...
Saber mais OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda