Gaspar: Reforma do IRC “é uma preocupação urgente”
O ministro das Finanças não garantiu, contudo, que as alterações ao IRC serão inscritas no próximo Orçamento. CDS diz que comissão é liderada por António Lobo Xavier.
Vítor Gaspar referiu esta terça-feira que “a comissão para a reforma do IRC terá de trabalhar muito rapidamente”, acrescentando que o Governo terá de “ter condições para fazer progressos com a troika já no âmbito do sétimo exame regular, que começará no dia 25 de Fevereiro”. “É uma preocupação urgente.”
Minutos depois,o deputado do CDS-PP Adolfo Mesquita Nunes questionou Gaspar sobre a possibilidade de a redução da carga fiscal das empresas ser incluída no próximo orçamento e revelou que a comissão referida pelo ministro é liderada por António Lobo Xavier, uma escolha que admitiu agradar aos centristas.
Em resposta ao deputado do CDS, Gaspar nunca referiu o nome de Lobo Xavier, mas também não o desmentiu. O governante disse apenas que não pode “assegurar resultados nesse trabalho”, mas que “a urgência é clara”. “A necessidade de criar condições de competitividade e de criar condições para a recuperação do investimento é de uma enorme urgência. Queremos ter medidas no terreno o mais rápido possível.”
O Negócios noticiou a 15 de Outubro que o Governo estava a preparar uma redução da taxa de IRC de 25% para 10% para novas empresas e investimentos entre os três e os cinco milhões de euros, entre 2013 e 2017.
Mais lidas