Catarina Martins: Aumentar escalões de IRS aliviará pessoas com salários modestos
"Essa é a única forma de aliviarmos pessoas que tendo salários modestos em Portugal já têm uma grande carga fiscal", disse Catarina Martins, falando sobre um aumento de escalões de IRS.
PUB
Na terça-feira, à SIC Notícias, a bloquista havia defendido a necessidade de "uma despesa fiscal em criação de escalões próxima dos 600 milhões de euros, no mínimo", para o Orçamento do Estado de 2018.
PUB
O Governo, no Programa de Estabilidade enviado a Bruxelas, contempla uma verba de 200 milhões de euros para o IRS, mas Catarina Martins, que falava hoje em Lisboa, numa acção no bairro da Mouraria, lembrou que os acordos parlamentares à esquerda de viabilização do executivo contemplam o "aumentar da progressividade fiscal com mais escalões de IRS".
PUB
Ora, o dinheiro para tal, prosseguiu, existe, mas "a política é uma questão de escolhas" e cabe ao Governo actuar neste campo.
PUB
"Não há um problema desse tipo no país. Estamos a falar de tão pouco. Estamos a falar do país que vai pagar mais de mil milhões de euros em parcerias público-privadas na Saúde. Não consegue aliviar o salário, a pensão, de quem trabalha e paga tantos impostos? Claro que consegue", vincou.
PUB
Uma eventual alteração nos escalões de IRS pode acontecer, frisou, em dois anos e dois Orçamentos, sendo um "bom objectivo" o passar de cinco para novamente oito escalões de IRS nesse prazo temporal, admitiu.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Catarina Martins Programa de Estabilidade Orçamento do Estado IRS escalõesMais lidas
O Negócios recomenda