Alegações finais do processo Face Oculta arrancam em 2014
Segundo Raul Cordeiro, a fase de produção de prova deverá ficar concluída até ao final do corrente ano, iniciando-se as alegações em 2014.
PUB
A sessão de hoje ficou marcada pelas declarações do arguido Vítor Batista, ex-administrador da REN - Redes Energéticas Nacionais e antigo braço direito de José Penedos, co-arguido no processo. Perante o tribunal, o arguido afirmou que nunca sentiu pressões ou fez qualquer favor a terceiros para agradar ao antigo presidente da REN José Penedos.
Confrontado com uma escuta entre Paulo Penedos e Namércio Cunha, onde se fala da visita de um administrador à Central da Tapada do Outeiro, Vítor Batista admitiu ter ido ao local para "conhecer o terreno", mas não soube explicar como é que os arguidos souberam da visita. "Nunca falei com estas pessoas. É um mundo paralelo com o qual não tenho nada a ver", declarou.
PUB
O ex-administrador da REN está acusado de três crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio.
PUB
Até agora, apenas sete dos 37 arguidos aceitaram depor perante o colectivo de juízes (Armando Vara, José Penedos, Paulo Penedos, António Paulo Costa, José António Contradanças, Namércio Cunha, Fernando Santos e Vítor Batista). Todos os restantes, incluindo o sucateiro Manuel Godinho, remeteram-se ao silêncio.
A próxima sessão do julgamento está marcada para o dia 29 de Novembro, com a audição de quatro testemunhas que já tinham sido inquiridas, para prestar novos esclarecimentos, nomeadamente dois funcionários e um ex-funcionário da Refer e um engenheiro da empresa que fiscalizou a empreitada para a renovação da via na linha da Beira Baixa.
PUB
O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e privadas.
PUB
Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.
Saber mais sobre...
Saber mais Raul Cordeiro Vítor Batista Redes Energéticas Nacionais José Penedos Namércio Cunha Face Oculta BCP Manuel Godinho Fernando Santos ReferA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda