Petróleo a caminho dos 110 dólares em Londres (act.)
Na bolsa de Nova Iorque, o crude de referência (WTI) para entrega em Abril avança 1,43% para 96,78 dólares por barril.
Em Londres, o contrato de Abril do Brent do Mar do Norte, “benchmark” para a Europa, dispara 3,33% para 109,30 dólares.
PUB
A Nomura Holdings diz hoje, numa nota de análise citada pela Bloomberg, que o petróleo poderá disparar para os 220 dólares por barril – recorde-se que o máximo histórico do “ouro negro” foi atingido a 11 de Julho de 2008, quando o Brent chegou aos 147,50 dólares e o WTI aos 147,25 dólares – se a produção for suspensa na Líbia e na Argélia.
“Se a Líbia e a Argélia suspenderem a produção de petróleo ao mesmo tempo, os preços poderão disparar para os 220 dólares e a capacidade extra da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) poderá ser reduzida para 2,1 milhões de barris por dia, nível semelhante aos que se observaram durante a Guerra do Golfo e quando os preços chegaram aos 147 dólares, em 2008”, refere a nota de “research”.
Segundo a Agência Internacional da Energia (AIE), a OPEP tem uma capacidade extra (a chamada “spare capacity”) de cerca de cinco milhões de barris por dia.
PUB
Os preços do crude têm estado a subir diariamente devido à contestação no Norte de África e no Médio Oriente, com o conflito na Líbia agora no centro das atenções. O líder líbio, Muammar Kadhafi, já disse que combaterá a crescente rebelião até à sua “última gota de sangue” e também ameaçou ir a todas as casas, uma a uma, matar quem se atrever a fazer-lhe frente. Uma situação que já fez dois coronéis fugirem para Malta, onde pediram asilo político, e que levou também a que os ministros da Justiça e do Interior pedissem a demissão por não concordarem com o excessivo uso de força que está a ser levado a cabo no país.
“Diria que há neste momento um prémio de risco de 10 a 15 dólares no preço devido ao Médio Oriente”, comentou à Bloomberg o responsável pelo departamento energético da JBC Energy, David Wech.
Mais lidas
O Negócios recomenda