Cavaco ao Presidente de Angola: 'Temos sabido construir uma relação reciprocamente benéfica'
“Fundadas em sólidos laços de amizade e cooperação, as relações entre os nossos dois povos e países são verdadeiramente especiais”, salienta Cavaco Silva numa mensagem enviada ao Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, por ocasião do Dia Nacional angolano.
PUB
“Temos sabido construir uma relação reciprocamente benéfica e profícua, estruturada tanto ao nível dos nossos cidadãos e empresas, como ao nível político e diplomático. Ao longo da nossa História comum, temos sabido, com confiança e respeito mútuos, ultrapassar algumas dificuldades que têm surgido e desenvolver relações estreitas e intensas. Constante tem sido a nossa vontade em defender activamente a relação bilateral, na firme convicção de que este é o caminho que melhor corresponde ao interesse e ao sentimento dos nossos povos”, acrescenta.
PUB
“Nesta ocasião de particular regozijo para o Povo angolano e na grata expectativa de o reencontrar na próxima Cimeira da CPLP, em Díli, quero reiterar o meu empenho pessoal no continuado aprofundamento do nosso relacionamento, renovando-lhe as minhas felicitações e pedindo-lhe que aceite os protestos da minha mais elevada consideração e estima pessoal.”
PUB
Esta mensagem de Cavaco Silva surge numa altura em que as relações entre os dois países denotam alguns problemas, depois de alguns casos judiciais que criaram algum mal-estar que culminou numa declaração do Presidente de Angola em que afastou o desenvolvimento das relações entre os dois países.
"Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político actual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada", disse José Eduardo Santos, no dia 15 de Outubro, durante o discurso no Parlamento Angolano no âmbito do debate do Estado da Nação.
PUB
Desde então membros do Governo, políticos e ex-políticos, bem como outros intervenientes têm-se desdobrado em declarações sobre o tema. O próprio Presidente da República tinha já dito que os "mal entendidos" entre Portugal e Angola e "eventuais desinformações" vão ser ultrapassados e os dois países vão fortalecer o seu relacionamento.
PUB
Mais recentemente, no dia 5 de Novembro, o ministro das Justiça angolano, Rui Mangueira, revelou que a cimeira Portugal-Angola, agendada para Fevereiro, foi cancelada, ainda que tenha salientando que a cooperação bilateral se mantém.
"A cooperação bilateral mantém-se, não há dificuldade nenhuma e não me cabe aqui fazer comentários sobre o que o Presidente da República já disse. Estamos a trabalhar normalmente com Portugal, não temos dificuldade nenhuma, a única questão é que a cimeira que estava prevista para o mês de Fevereiro não se vai realizar", afirmou Rui Mangueira à margem do Fórum Macau, onde se encontrava também o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.
PUB
(notícia actualizada às 14h32 com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda