Trump pondera processo contra Powell. Renovações da Fed e taxas na mira

A tensão regressou entre o presidente dos EUA e o da Reserva Federal. Donald Trump colocou em cima da mesa a possibilidade de avançar com um processo contra Jerome Powell e pediu urgência na redução das taxas de juro.
Trump não tem apreciado a posição de Powell e jornais falam em substituição.
Julia Demaree Nikhinson/AP
Inês Pinto Miguel 12 de Agosto de 2025 às 16:37

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) está a ponderar avançar com um processo contra o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, devido aos gastos com a nova sede do banco central. Donald Trump lançou ainda críticas à decisão de manter as taxas diretoras. 

Trump tem, desde o início do seu mandato, lançado várias críticas a Jerome Powell, e a imprensa americana chegou a falar da intenção de afastar o presidente da Fed mais cedo do que o suposto.

PUB

Na mensagem, Donald Trump reiterou que o dinheiro investido na sede do banco central tem sido um desperdício. 

"Estou a considerar permitir que se instaure um grande processo contra Powell devido ao trabalho horrível e incompetente que ele tem feito na gestão da construção nos edifícios da Fed. Três mil milhões de dólares por um trabalho que deveria ter uma simples reparação de 50 milhões. Não é bom!", escreveu Trump na sua rede social. 

PUB

O valor das obras foi disputado no início do mês quando Trump visitou, inesperadamente, as instalações. Ao lado de Jerome Powell, o presidente dos EUA adiantou que o projeto já estava a custar 2,5 mil milhões de dólares e que ia ficar em 3,1 mil milhões. Estas declarações não caíram bem ao governador do banco central, que indicou, perante os jornalistas, e num momento que ficou viral nas redes sociais, não estar a par do montante em questão.

Mas o presidente dos EUA foi mais longe, e abordou a descida das taxas de juro. "Jerome 'Tarde Demais' Powell precisa de reduzir a taxa agora", atirou. 

PUB

Na , a 30 de julho, o banco central optou por manter os juros diretores no intervalo entre 4,25% e 4,5%, uma decisão já esperada pelo mercado, mas que foi contra a expectativa do presidente. Contudo, tem-se especulado sobre o

Trump aproveitou a mensagem para criticar o seu antigo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, uma vez que a , em 2017. "Steve 'Manouychin' [referindo-se a Mnuchin] realmente enganou-me quando empurrou este perdedor". 

PUB

"Os danos que este causou por estar sempre atrasado é incalculável. Felizmente, a economia está tão boa que superámos Powell e o Conselho complacente", lê-se na missiva, considerando que as decisões que Powell tem tomado ao longo dos últimos meses têm chegado com atraso.

Os últimos dados mostram que a inflação subjacente acelerou em julho, ainda que os preços tenham aumentado a um ritmo mais modesto, suavizando as preocupações em relação ao facto dos preços estarem a subir à boleia das tarifas. 


PUB
Pub
Pub
Pub