Afinal economia dos EUA encolheu 0,5% no primeiro trimestre
A leitura final da evolução da maior economia mundial nos primeiros três meses do ano reviu para mais do dobro a contração.
- 4
- ...
O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos sofreu uma contração de 0,5% no primeiro trimestre do ano, muito mais pronunciada do que a estimativa anterior e do que o esperado pelos economistas, revelou esta quinta-feira o Gabinete de Análise Económica (BEA) norte-americano.
A quebra no PIB face ao trimestre anterior é a mais acentuada desde o segundo trimestre de 2022, quando a maior economia mundial sofreu uma contração de 0,6%.
A evolução no primeiro trimestre deste ano representa uma significativa revisão em baixa face à estimativa rápida, que apontava para uma quebra de 0,3%, e mais do que duplica a segunda leitura, que atenuou o recuo da maior economia mundial para 0,2%.
O BEA indica que a revisão hoje divulgada deve-se, sobretudo, a uma revisão em baixa do consumo privado e dos gastos públicos.
Os dados ganham maior relevância numa altura em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, tem vindo a pressionar a Reserva Federal (Fed) a aliviar a política monetária, argumentando que a economia está sólida e a inflação controlada.
Quanto à inflação, o indicado favorito da Fed, o índice de preços das despesas de consumo (PCE) foi revisto em alta de 0,1 pontos percentuais, para 3,7%.
Mais lidas