CEO do JPMorgan deixa alerta: economia dos EUA está a enfraquecer
Numa entrevista à CNBC, Jamie Dimon, um dos mais respeitados executivos de Wall Street, admitiu também a possibilidade de a economia norte-americana estar a caminho de uma recessão.
- 1
- ...
O histórico CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, disse que a revisão recorde dos números do emprego dos EUA, conhecida esta terça-feira, constituiu mais uma prova de que a economia norte-americana enfrenta um abrandamento.
Numa entrevista à CNBC, Dimon, um dos mais respeitados executivos de Wall Street, deixou o alerta. “A economia está a enfraquecer”, referiu. “Se está a caminho de uma recessão ou a enfraquecer, não sei”, admitiu o líder do banco de investimento.
O número de empregos criados entre abril do ano passado e março deste ano foi cortado em 911.000 pelo Gabinete de Estatísticas Laborais, numa revisão preliminar da leitura. Os dados revelaram que a criação mensal de postos de trabalho foi cerca de metade do que se pensava
“A revisão confirma aquilo que já pensávamos”, referiu Dimon. Os números do emprego – um elemento essencial para a Reserva Federal (Fed) decidir as taxas de juro – têm sido alvo de contestação por parte da Administração Trump, depois das fortes revisões em baixa dos últimos meses. A polémica levou mesmo à destituição da responsável pelo Gabinete de Estatísticas Laborais dos EUA.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a aproveitar a revisão em baixa dos números para aumentar a pressão sobre o presidente da Fed para cortar as taxas de juro, reiterando que os cortes já serão feitos demasiado tarde. O banco central deverá proceder à primeira redução do ano na reunião da próxima semana, com a possibilidade de um corte de 50 pontos-base em aberto.
Mais lidas