pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Défice dos EUA revisto para 7% do PIB este ano e dívida deverá atingir 99%

O défice orçamental da maior economia mundial deverá ascender a 1,9 biliões de dólares este ano, mais 500 mil milhões do que anteriormente estimado, segundo as novas projeções do gabinete orçamental do Congresso (CBO).

Estados Unidos, EUA, bandeira
Estados Unidos, EUA, bandeira Kevin Wurm/Reuters
18 de Junho de 2024 às 19:18

O défice orçamental dos EUA deverá atingir os 2 biliões de dólares este ano, o que corresponde a 7% do produto interno bruto (PIB), indicou esta terça-feira o gabinete orçamental do Congresso (CBO, na sigla em inglês). Face às previsões de fevereiro, o valor do défice foi revisto em alta no montante de 400 mil milhões de dólares.

A atualização das projeções do CBO apontam ainda para que a dívida pública da maior economia mundial atinja este ano os 99% do PIB. Já em termos de previsões para o desempenho da economia, o relatório antevê uma expansão de 2%.

O relatório do CBO prevê que o défice norte-americano diminua ligeiramente no próximo ano, para 1,94 biliões de dólares ou 6,5% do PIB. No longo prazo, o défice deverá alcançar os 2,9 biliões de dólares em 2034, o que corresponderá a 6,9% do PIB.

Em paralelo, a dívida pública é vista como ascendendo a 30,2 biliões de dólares em 2025, cifrando-se em 101,6% do PIB, e que em 2034 esse valor atinja os 50,7 biliões de dólares, ou 122% do PIB, um valor inédito na história do país.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio