Inflação nos EUA mantém-se nos 2,4% em fevereiro
Valor da inflação é o mesmo do mês passado e está em linha com as estimativas dos economistas. A inflação subjacente situou-se nos 2,5%.
O índice de preços no consumidor (CPI na sigla em inglês) nos EUA aumentou 2,4% em fevereiro, sem ajustes sazonais. Considerando os ajustes sazonais, o CPI avançou 0,3% em fevereiro. Isto significa que houve uma aceleração dos preços considerando os ajustes sazonais, já que em janeiro este indicador tinha avançado 0,2%.
O valor da inflação fica assim em linha com aquele que era o consenso dos economistas ouvidos pela Bloomberg, que apontavam para uma inflação de 2,4% em janeiro.
"O índice relativo à habitação aumentou 0,2% em fevereiro e foi o principal fator por detrás da subida mensal do índice geral", lê-se na análise do Departamento de Estatísticas de Trabalho dos EUA (Bureau of Labor Statistics).
Em alguns itens específicos, os preços até registaram um recuo na variação em cadeia: gasolina (- 5,6%), carros e carrinhas usadas (- 3,2%).
A inflação subjacente (conhecida como core inflation), que exclui os preços de bens de valor volátil, como os da energia e alimentos, situou-se nos 2,5%, sem ajustes sazonais. Já a variação mensal da inflação "core" com ajustes sazonais foi de 0,2%. Ambos os indicadores correspondem às estimativas dos economistas.
Os valores da inflação americana relativos a fevereiro mostram que a subida de preços continua acima da meta desejada pela Reserva Federal (Fed) dos EUA, que se situa nos 2%.
Mais lidas