O processo, intitulado "Title III", foi criado na legislação americana no ano passado mas foi incapaz de ajudar Porto Rico a sair da crise de dívida em que estava mergulhada. Mas será agora usado para permitir que o Governo peça em tribunal uma redução de dívida.
Esta decisão foi tomada depois de falharem as negociações entre Porto Rico e os seus credores.
Porto Rico tem cerca de 73 mil milhões de dólares de dívida e cerca de 50 mil milhões de dólares em obrigações com pensões que não estão financiadas, adianta o New York Times.
"Chegámos a esta decisão porque protege os melhores interesses da população de Porto Rico", afirmou Rosselló, citado pela Bloomberg.
A agência de informação americana adianta que não se sabe agora quanto tempo vai um tribunal demorar a decidir e qual será a dimensão da redução da dívida. Certo é que os detentores de obrigações emitidas por Porto Rico vão sofrer perdas.
O plano de recuperação financeira da ilha cobre menos de um quarto dos pagamentos previstos para a próxima década, adianta a Bloomberg.
O último caso foi Detroit que, em 2013, pediu protecção contra credores. A dívida desta cidade ascendia a 18 mil milhões de dólares.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.