Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Powell: Economia dos EUA pode estar a entrar num "novo normal" pós-covid

O presidente da Fed considera que a maior economia mundial continua a enfrentar "um conjunto extraordinário de disrupções" e antecipa que vários destes fatores ainda vão perdurar.

O comité de política monetária dos EUA termina hoje a reunião de dois dias em que deverá decidir retirar os juros dos níveis atuais, que são historicamente baixos.
Graeme Jennings/Reuters
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 23 de Setembro de 2022 às 19:44
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Jerome Powell afirmou esta sexta-feira que a economia dos Estados Unidos poderá estar a entrar num "novo normal" após os impactos da pandemia da covid-19.

"Continuamos a lidar com um excecionalmente invulgar conjunto de disrupções", argumentou o presidente da Reserva Federal (Fed) num evento em Washington que contou com a presença de empresários.

No breve discurso de boas-vindas, Powell não abordou nem as perspetivas para as taxas de juro, que a Fed subiu em 75 pontos base na passada quarta-feira, nem as previsões económicas.

A terceira subida de 75 pontos nas taxas diretoras - o ritmo mais agressivo de endurecimento da política monetária desde a década de 1980 - visa combater a inflação que se encontra em máximos de décadas.

No discurso após o anúncio do aumento das taxas de juro, Powell frisou que a Fed continua determinada em controlar a inflação, mesmo que isso prejudique a economia.

Na reunião de quarta-feira foi indicado ainda que a Fed antecipa que as taxas de juro continuem a subir até final do próximo ano, aliviando apenas em 2024, e que a inflação apenas atingirá a meta dos 2% em 2025.
Ver comentários
Outras Notícias