Quem é Zohran Mamdani, o jovem democrata que desafiou Trump e é o novo ‘mayor’ de Nova Iorque
Quase sem experiência política, Mamdani surpreendeu ao ser eleito presidente da câmara da Big Apple, aos 34 anos. É o primeiro muçulmano a ocupar o cargo e pertence à ala mais à esquerda do Partido Democrata. Conheça o seu percurso.
Contra a vontade do Presidente dos EUA, Donald Trump, e até de alguns democratas mais centristas, Zohran Mamdani conseguiu ser eleito presidente da câmara de Nova Iorque, com apenas 34 anos.
Mamdani é também o primeiro muçulmano a ocupar o cargo, derrotando o antigo governador de Nova Iorque Andrew Cuomo. Nascido no Uganda, filho de uma realizadora premiada e de um académico, emigrou ainda em criança para os EUA.
De deputado estadual, passou a liderar a maior cidade norte-americana, propondo uma série de serviços públicos gratuitos, como transportes e creches, limites às rendas e até uma cadeia pública de supermercados a preços acessíveis.
Pertence à ala mais radical do Partido Democrata e é criticado pelo Presidente dos EUA, que o chamou de "comunista" e disse que iria cortar o financiamento a Nova Iorque. É também criticado pelas suas posições extremadas pró-Palestina.
Mais lidas