Riqueza de Trump volta a cair para os 2,8 mil milhões
A riqueza do presidente norte-americano caiu pelo segundo ano consecutivo, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg. Donald Trump perdeu 100 milhões de dólares.
Desde que a Bloomberg começou a estimar a riqueza de Donald Trump, em 2015, que esta nunca foi tão baixa. O património do actual presidente dos Estados Unidos era, em Maio de 2018, de 2,8 mil milhões de dólares. Face ao ano passado, regista-se uma queda de 100 milhões de dólares devido ao pior desempenho dos edifícios em Nova Iorque, nomeadamente a Trump Tower, e dos campos de golfe.
De acordo com os cálculos da Bloomberg, compilados no índice de bilionários da agência, Donald Trump tem 520 milhões de dólares em dívida e activos de 3,3 mil milhões de dólares. Isto significa que o património líquido do actual presidente norte-americano é de 2,8 mil milhões de euros, inferior aos 2,9 mil milhões de dólares calculados em Junho de 2017.
Estes cálculos já foram contestados pelo próprio Trump e por alguns dos seus representantes. Segundo a Bloomberg, a porta-voz da Organização Trump, Amanda Miller, argumenta que a metodologia da agência reduz o valor do património imóvel de Nova Iorque. Além disso, no ano passado, o presidente norte-americano apelidou a estimativa de "estúpida", alegando que o seu património vale mais de 10 mil milhões de dólares.
Apesar de, feitas as contas, ter existido uma desvalorização do património, também houve ramos de negócio que valorizaram. É o caso das torres de escritórios que Donald Trump detém em parceria com a imobiliária Vornado. Acresce que o Trump International Hotel, em Washington, viu as suas receitas aumentar ao albergar lobistas, políticos conservadores e alguns oficiais de Governos internacionais.
Mais lidas